Configuração Eletrônica

Distribuição Eletrônica

Diagrama de Linus Pauling
      Créditos imagem: https://openstax.org/books/chemistry-2e/pages/6-4-electronic-structure-of-atoms-electron-configurations 


O químico norte-americano Linus Pauling (1901-1992) criou o diagrama como forma de representar os subníveis em ordem crescente de energia. A distribuição eletrônica, também conhecida como configuração eletrônica, organiza os elétrons de um átomo no estado fundamental, onde apresentam uma quantidade mínima de energia. 


Sabendo-se que o número de prótons (Z) é igual ao número de elétrons em um átomo, torna-se possível a distribuição dos elétrons nos subníveis através do número atômico.


Para fazer a distribuição eletrônica devemos percorrer as diagonais no sentido das setas do diagrama de Linus Pauling, respeitando a quantidade máxima de elétrons em cada subnível: S=2 elétrons, p=6 elétrons, d=10 elétrons e f=14 elétrons. Iniciamos sempre pelo 1s, onde cabem até dois elétrons e damos continuidade na distribuição, até completar o número total de elétrons, baseado no número atômico do elemento. No exemplo a seguir, podemos ver a distribuição do elemento químico hidrogênio:   



Pela representação, podemos observar que um átomo do elemento hidrogênio, em seu estado fundamental, apresenta 1 elétron no subnível s do primeiro nível (camada K).


A seguir, podemos ver a distribuição eletrônica do elemento magnésio, que apresenta, de acordo com a tabela periódica, número atômico 12(Z=12).

O átomo de magnésio (Mg) tem seus elétrons distribuídos em três níveis(camadas) de energia, sendo que o nível mais externo é o nível 3 ou camada M , apresentando 2 elétrons, denominado nível ou camada de valência.


O átomo de manganês (Mn) tem seus elétrons distribuídos em quatro  níveis (camadas) de energia, sendo que o nível mais externo é o nível 4 ou camada N, apresentando 2 elétrons, denominado nível ou camada de valência.


A camada de valência do manganês (Mn=25) é o  4s2 e pode ser definida como a mais externa. É a última camada da distribuição eletrônica, ou seja, a que se encontra mais distante do núcleo do átomo. Entretanto, o subnível mais energético é o 3d5.


Nível ou camada de valência é o nível mais afastado do núcleo encontrado na distribuição eletrônica de um átomo ou de um íon.

Distribuição Eletrônica de íons

Os íons diferem dos átomos neutros no número de elétrons. Assim, para fazer a distribuição eletrônica de íons, deve-se fazer a distribuição como se fosse um átomo neutro e, a seguir, retirar elétrons se for um cátion ou acrescentar se for um ânion.