Lista 6/10 Enem com resolução
Equilíbrio Químico
1. (Enem 2010) Às vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente. A explicação para esse fato está relacionada à perturbação do equilíbrio químico existente entre alguns dos ingredientes do produto, de acordo com a equação:
CO2(g) + H2O(l) ⇌ H2CO3(aq)
A alteração do equilíbrio anterior, relacionada ao vazamento do refrigerante nas condições descritas, tem como consequência a
a) liberação de CO2 para o ambiente.
b) elevação da temperatura do recipiente.
c) elevação da pressão interna no recipiente.
d) elevação da concentração de CO2 no líquido.
e) formação de uma quantidade significativa de H2O.
Resolução:
Ao abrir um refrigerante, a pressão interna diminui. A diminuição da pressão desloca o equilíbrio para o lado que tiver mais mols gasosos, que seria o lado esquerdo da reação pois é o único que tem gás. Assim, haverá uma maior formação de CO2 e consequentemente a liberação dele para o ambiente.
Opção A
2.(Enem 2009) Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos de lavagem, a remoção de substâncias de baixa solubilidade em água, por exemplo, óleos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molécula de sabão.
Em solução, os ânions do sabão podem hidrolisar a água e, desse modo, formar o ácido carboxílico correspondente. Por exemplo, para o estearato de sódio, é estabelecido o seguinte equilíbrio:
Uma vez que o ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e menos eficiente na remoção de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilíbrio acima seja deslocado para a direita.
Com base nas informações do texto, é correto concluir que os sabões atuam de maneira
a) mais eficiente em pH básico.
b) mais eficiente em pH ácido.
c) mais eficiente em pH neutro.
d) eficiente em qualquer faixa de pH.
e) mais eficiente em pH ácido ou neutro.
Resolução:
Quando usamos sabões, a parte apolar de sua molécula se liga à gordura, enquanto a parte polar se liga à água. O ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e menos eficiente na remoção de gorduras. Logo, para evitar que o equilíbrio seja deslocado para a direita, sentido em que o sabão não é eficiente na remoção da gordura, o meio deve estar básico, ou seja, devemos ter excesso de OH− para que ocorra o deslocamento para a esquerda. Isso fará com que, aumente a eficiência do sabão.
Opção A
3. ( Enem 2011) Os refrigerantes têm-se tornado cada vez mais o alvo de políticas públicas de saúde. Os de cola apresentam ácido fosfórico, substância prejudicial à fixação de cálcio, o mineral que é o principal componente da matriz dos dentes. A cárie é um processo dinâmico de desequilíbrio do processo de desmineralização dentária, perda de minerais em razão da acidez. Sabe-se que o principal componente do esmalte do dente é um sal denominado hidroxiapatita. O refrigerante, pela presença da sacarose, faz decrescer o pH do biofilme (placa bacteriana), provocando a desmineralização do esmalte dentário. Os mecanismos de defesa salivar levam de 20 a 30 minutos para normalizar o nível do pH, remineralizando o dente. A equação química seguinte representa esse processo:
Considerando que uma pessoa consuma refrigerantes diariamente, poderá ocorrer um processo de desmineralização dentária, devido ao aumento da concentração de
a) OH–, que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a direita.
b) H+, que reage com as hidroxilas OH–, deslocando o equilíbrio para a direita.
c) OH–, que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a esquerda.
d) H+, que reage com as hidroxilas OH–, deslocando o equilíbrio para a esquerda.
e) Ca2+, que reage com as hidroxilas OH–, deslocando o equilíbrio para a esquerda.
Resolução:
Reduzir o pH significa que está tornando mais ácido, ou seja, aumentando a concentração de H+.
No equilíbrio temos o OH- que foi formado através da quebra da hidroxiapatita no processo de desmineralização e o íon H+ vai reagir com o íon OH- formando água. Com o aumento do H+, ocorre a redução da concentração do OH- e no equilíbrio químico é necessário repor essa substância e isso acontece através da quebra da hidroxiapatita produzindo mais OH-, deslocando a reação para a direita
Opção B
4.(Enem 2012) Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico. Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases.
Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira.
Dentre os materiais listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?
a) Álcool ou sabão.
b) Suco de limão ou álcool.
c) Suco de limão ou vinagre.
d) Suco de limão, leite ou sabão
e) Sabão ou carbonato de sódio/barrilha.
Resolução:
Para neutralizar o odor forte proveniente do degelo de um peixe e que se deve à compostos que se comportam como bases é necessário usar um composto ácido,ou seja, com pH< 7. Os únicos materiais que atendem essas especificações são suco de limão ou vinagre.
Opção C
5.(Enem 2014) Visando minimizar impactos ambientais, a legislação brasileira determina que resíduos químicos lançados diretamente no corpo receptor tenham pH entre 5,0 e 9,0. Um resíduo líquido aquoso gerado em um processo industrial tem concentração de íons hidroxila igual a 1,0X10-10 mol/L. Para atender a legislação, um químico separou as seguintes substâncias, disponibilizadas no almoxarifado da empresa: CH3COOH, Na2SO4 , CH3 OH, K2CO3 e NH4Cl.
Para que o resíduo possa ser lançado diretamente no corpo receptor, qual substância poderia ser empregada no ajuste do pH?
a) CH3COOH
b) Na2SO4
c) CH3OH
d) K2CO3
e) NH4Cl
Resolução:
A concentração de hidroxila (OH) é igual a 1×10-10mol/L, então tem-se um pOH = 10. Se o pOH é 10, então o pH =4.
Segundo a questão, a legislação determina que o pH esteja entre 5 e 9. Sendo assim, há a necessidade de aumento do pH. Para isso, uma solução de caráter básico deve ser empregada no meio e a única que atende esses requisitos é o carbonato de potássio porque é um sal de base forte e ácido fraco
Opção D
6..(Enem PPL 2018) O suco de repolho-roxo pode ser utilizado como indicador ácido-base em diferentes soluções. Para isso, basta misturar um pouco desse suco à solução desejada e comparar a coloração final com a escala indicadora de pH, com valores de 1 a 14, mostrada a seguir.
Utilizando-se o indicador ácido-base e a escala para determinar o pH da saliva humana e do suco gástrico, têm-se, respectivamente, as cores
a) vermelha e vermelha.
b) vermelha e azul.
c) rosa e roxa.
d) roxa e amarela.
e) roxa e vermelha.
Resolução:
Sabendo-se que o pH de 0 a 7 é ácido e que o pH de 7 a 14 é básico, podemos ver na escala de cores onde o pH da saliva humana e do suco gástrico estão incluídos. A saliva humana saudável apresenta pH entre 6,8 e 7,2. O pH do suco gástrico varia entre 1,5 e 2. Portanto as cores são roxa e vermelha.
Opção E
7. (Enem 2016) Após seu desgaste completo, os pneus podem ser queimados para a geração de energia. Dentre os gases gerados na combustão completa da borracha vulcanizada, alguns são poluentes e provocam a chuva ácida. Para evitar que escapem para a atmosfera, esses gases podem ser borbulhados em uma solução aquosa contendo uma substância adequada. Considere as informações das substâncias listadas no
Dentre as substâncias listadas no quadro, aquela capaz de remover com maior eficiência os gases poluentes é o(a)
a) fenol.
b) piridina.
c) metilamina.
d) hidrogenofosfato de potássio.
e) hidrogenosulfato de potássio.
Resolução:
Os gases que produzem a chuva ácida são os óxidos ácidos. Para neutralizar seus efeitos, é necessário utilizar uma substância básica. Além de escolher uma das substâncias que produz OH-, devemos optar por aquela que apresenta o maior valor da constante de equilíbrio. O maior valor terá maior eficiência em remover os gases poluentes.
Opção D
8. (Enem 2015) Hipoxia ou mal das alturas consiste na diminuição de oxigênio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razão, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabeça, tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade física em altitudes elevadas. Nessas condições, ocorrerá uma diminuição na concentração de hemoglobina oxigenada (HbO2) em equilíbrio no sangue, conforme a relação:
A alteração da concentração de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do(a)
a) elevação da pressão arterial.
b) aumento da temperatura corporal.
c) redução da temperatura do ambiente.
d) queda da pressão parcial de oxigênio.
e) diminuição da quantidade de hemácias.
Resolução:
Em altitudes elevadas ocorre a queda da pressão parcial de oxigênio. E quanto mais elevada, menor a quantidade de oxigênio. Quando reduz a pressão, o equilíbrio desloca no sentido do aumento de volume, ou seja, para o lado que tem maior número de mols. Com isso, a hemoglobina oxigenada diminui para repor o O2.
Opção D
9. (Enem 2014) A formação de estalactites depende da reversibilidade de uma reação química. O carbonato de cálcio (CaCO3) é encontrado em depósitos subterrâneos na forma de pedra calcária. Quando um volume de água rica em CO2 dissolvido infiltra-se no calcário, o minério dissolve-se formando íons Ca2+ e HCO3−. Numa segunda etapa, a solução aquosa desses íons chega a uma caverna e ocorre a reação inversa, promovendo a liberação de CO2 e a deposição de CaCO3, de acordo com a equação apresentada.
Considerando o equilíbrio que ocorre na segunda etapa, a formação de carbonato será favorecida pelo(a)
a) diminuição da concentração de íons OH− no meio.
b) aumento da pressão do ar no interior da caverna.
c) diminuição da concentração de HCO3− no meio.
d) aumento da temperatura no interior da caverna.
e) aumento da concentração de CO2 dissolvido.
Resolução:
O aumento da temperatura desloca o equilíbrio químico no sentido endotérmico, favorecendo o sentido da reação direta, que é o de formação de carbonato de cálcio.
Opção D
10.(Enem 2017) Diversos produtos naturais podem ser obtidos de plantas por processo de extração. O lapachol é da classe das naftoquinonas. Sua estrutura apresenta uma hidroxila enólica (pKa = 6,0) que permite que este composto seja isolado da serragem dos ipês por extração com solução adequada, seguida de filtração simples. Considere que pKa = -log Ka, em que Ka é a constante ácida da reação de ionização do lapachol.
Qual solução deve ser usada para extração do lapachol da serragem do ipê com maior eficiência?
a) Solução de Na2CO3 para formar um sal de lapachol.
b) Solução-tampão ácido acético/acetato de sódio (pH = 4,5).
c) Solução de NaCI a fim de aumentar a força iônica do meio.
d) Solução de Na2SO4 para formar um par iônico com lapachol.
e) Solução de HCI a fim de extraí-lo por meio de reação ácido-base.
Resolução:
Como o pka do lapachol tem caráter ácido, a solução que deve ser usada para extração do lapachol da serragem do ipê com maior eficiência é a de carbonato de sódio porque é uma solução básica e forma um sal solúvel em água. O carbonato de sódio tem caráter básico porque é formado por uma base forte(NaOH) e um ácido fraco(H2CO3).
Opção A